Psicologia Ampliada
pela Antroposofia

A Antroposofia encorpa um vasto campo de conhecimento cujo diferencial foi incluir de volta na visão de homem da ciência ocidental a espiritualidade, a qual vinha sendo aos poucos descartada durante a história da ciência. Isso faz toda a diferença quando se considera qualquer tipo de terapia. Para enxergar o sofrimento psíquico do ponto de vista antroposófico, é necessário uma investigação cuidadosa da interação corpo-alma e um olhar interessado no campo espiritual do indivíduo.

Desse modo, a Psicologia Antroposófica tem muito em comum com a Psicologia do Yoga. A validação da vivência do outro e a orientação na tomada de responsabilidade pelo próprio desenvolvimento e transformação, estabelecendo isso como prioridade da vida, são a intensão primeira de ambos os pontos de vista.

Assim como o Yoga, a Antroposofia também se interessa pelo sofrimento humano e traz o foco terapêutico para o aqui-agora como presença constituidora de confiança e amor, considerando a história de vida e as aspirações para o futuro, os norteadores da terapia. Para a Antroposofia, a grande questão do ser humano é conhecer sua biografia, e a partir disso poder rumar em direção à sua liberdade.

psicologia